quarta-feira, 07 de junho de 2023

Feriado de Corpus Christi: saiba o que funciona na data

Confira quais serviços e comércios funcionam no feriado desta quinta-feira (8).

Um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros e que marca o final do primeiro semestre deste ano, o Dia de Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira (8) e é considerado feriado municipal em várias localidades.

A data entra como feriado municipal em muitas capitais e cidades, como São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

Assim, a maioria dos trabalhadores estarão de folga nesta quinta-feira (8), por isso é importante saber o que funciona ou não neste dia, para os consumidores e contribuintes evitarem dores de cabeças.

O que funciona no feriado de Corpus Christi 

Para começar, a Bolsa de Valores não funcionará na data, por isso não haverá operações do mercado de capitais ou do Tesouro Direto na B3. Assim, as atividades param na quinta-feira (8) e retornam já na sexta-feira (9), pois não haverá emenda.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nas localidades que a data for considerada feriado, as agências bancárias também estarão fechadas na quinta-feira, mas o autoatendimento e as transações financeiras como Pix funcionam normalmente.

Pagamentos de boletos e transferências por TED somente serão processados no próximo dia útil, na sexta-feira. Por isso, contas de consumo de água, energia e outros que tenham vencimento dia 8 podem ser pagos sem acréscimo no dia 9.

Os Correios informam que não haverá atendimento nas agências na quinta-feira. Na sexta-feira (9), o funcionamento ocorrerá normalmente. Quem precisar do serviço na data, haverá apenas o plantão emergencial nos aeroportos Internacional de Guarulhos, Antônio Carlos Jobim (Galeão) e Santos Dumont.

Já os shoppings podem abrir e devem funcionar em horário diferenciado, das 14h às 20h.

Os postos de saúde não têm atendimento na data, mas as Unidades de Pronto Atendimentos 24h (UPAs) funcionam normalmente, assim como os hospitais.

fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/57336/corpus-christi-o-que-abre-e-o-que-fecha-nesta-quinta-feira-8/

Categoria: