quarta-feira, 07 de junho de 2023

ESG: com agenda em pauta, contabilidade absorve novas responsabilidades

Sustentabilidade tem se tornado tema central para as empresas.

Sustentabilidade é um tema central na agenda global de empresas públicas e privadas. 

Para que profissionais contábeis e empresas estejam adequados a essa realidade, é necessário estarem atualizados e atentos a diversas questões para manterem seus negócios de forma competitiva em longo prazo.

Para isso, a atenção está voltada à construção de um ambiente que promova a sustentabilidade de forma eficaz com informações de alta qualidade, consistentes e comparáveis, e que permitam que formuladores de políticas públicas e investidores tomem decisões baseadas em dados dessa realidade.

Além dos investidores, o público consumidor está disposto a pagar mais por produtos e serviços comprometidos com respostas sociais, ambientais e éticas. Os profissionais da contabilidade são aliados na demonstração dessa prática, garantindo que as companhias operem de forma responsável. 

Os órgãos de implementação de regras estão buscando a efetivação das Normas de Divulgação de Sustentabilidade para melhorar os relatórios financeiros e a prestação de contas na Região da América Latina e do Caribe para, assim, maximizar o ambiente de negócios e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável dos países.

O Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), do qual o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) faz parte, é uma das novas frentes que atua com essa missão. 

O coordenador de operações do CBPS, Zulmir Breda, avalia que uma das formas de diminuir as lacunas sobre os entendimentos dos informes de sustentabilidade é promover a conscientização e capacitação dos profissionais.

“O Comitê está atuando, com diversas instituições, para chegar a pronunciamentos técnicos de sustentabilidade para que os reguladores brasileiros possam adotá-los no todo ou em parte. Também se vislumbra a elaboração de um amplo programa de treinamento e capacitação de todo o público interessado”.

Breda ainda acrescenta que “nós queremos atingir não apenas aqueles profissionais que fazem parte das entidades que compõem o CBPS, mas principalmente os demais usuários, stakeholders dessas informações, clientes, fornecedores e investidores”.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas, também reflete sobre a sustentabilidade para essa atuação contemporânea dos contadores.

“Os profissionais da contabilidade desempenham um importante papel em prol da sociedade e do mundo dos negócios, visando à sustentabilidade. E podem contribuir para a construção das bases das informações da sustentabilidade global”, avalia Dantas.

Fonte: tiinside

fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/57345/contabilidade-alcanca-novas-responsabilidades-com-agenda-esg/

Categoria: