terça-feira, 14 de março de 2023
SVR: veja o que fazer se o seu dinheiro esquecido ficou em uma instituição não cadastrada
Pessoas com valores a receber em instituições que não aderiram ao SVR do BC terão que solicitar o dinheiro diretamente ao banco ou instituição financeira.
Pessoas físicas e jurídicas com valores a receber de instituições que não aderiram ao Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) terão de solicitar o dinheiro diretamente ao banco ou à instituição financeira.
A liberação do dinheiro esquecido começou nesta terça-feira (7), às 10h. No primeiro dia foram atendidas 1,6 milhão de pessoas que puderam resgatar cerca de R$ 62 milhões. Ao todo, há R$ 6 bilhões destinados a 40,9 milhões de pessoas físicas e jurídicas.
Segundo o BC, do total de 1.060 instituições que informaram valores ao SVR, apenas 640 delas assinaram o “Termo de Adesão”. A maioria das que não assinaram o documento são entidades de menor porte, que alegam impossibilidade de adaptar os sistemas para fazer a devolução diretamente na conta dos clientes.
Ao acessar o site para fazer o resgate do dinheiro, o cidadão pode descobrir se a instituição devedora permite a solicitação dos valores por Pix, DOC ou TED. Caso nenhuma das opções esteja disponível, será necessário entrar em contato com a instituição onde o dinheiro está disponível e combinar um meio de receber.
As informações sobre o banco ou financeira estarão no sistema, como telefone e email. Em alguns casos, será necessário se deslocar até a agência. A forma de pagamento não é definida pelo Banco Central, e sim pela instituição pagadora.
Com informações da Folha de S.Paulo